sábado, 5 de novembro de 2011

Gincana cultural- livros: Dom Quixote, Nó na garganta e Redações perigosas 2- a fome.

Realizado na escola Maria Luiza Formozinho Ribeiro com os alunos dos 7º anos, feito com ajuda do 8º ano A e Nívea, Luciana e Claudia.
                                                                                 
         Grupo 1











                                                                 
                                                                Grupo 3    





Um projeto para incentivar a leitura de um modo divertido, onde todos aprendem.                               

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

O trono de fogo




Os deuses do Egito Antigo foram libertados, e desde então Carter Kane e sua irmã, Sadie, vivem mergulhados em problemas. Descendentes da Casa da Vida, ordem secreta que remonta à época dos faraós, os dois têm poderes especiais, mas ainda não os dominam por completo – refugiados na Casa do Brooklin, local de aprendizado para novos magos, eles correm contra o tempo. Seu inimigo mais ameaçador, Apófis, está se erguendo, e em poucos dias o mundo terá um final trágico.

A piramide vermelha




Os irmãos Carter e Sadie Kane vivem separados desde a morte da mãe. Sadie é criada em Londres pelos avós, e Carter viaja o mundo com o pai, o Dr. Julius Kane, um famoso egiptologista. Levados pelo pai ao British Museum, os irmãos descobrem que os deuses do Egito estão despertando. Para piorar, Set, o deus mais cruel, tem vigiado os Kane. A fim de detê-lo, os irmãos embarcam em uma perigosa jornada - uma busca que revelará a verdade sobre sua família e sua ligação com uma ordem secreta do tempo dos faraós.

A menina que roubava livros




Desde o início da vida de Liesel na rua Himmel, numa área pobre de Molching, cidade desenxabida próxima a Munique, ela precisou achar formas de se convencer do sentido da sua existência. Horas depois de ver seu irmão morrer no colo da mãe, a menina foi largada para sempre aos cuidados de Hans e Rosa Hubermann, um pintor desempregado e uma dona de casa rabugenta. Ao entrar na nova casa, trazia escondido na mala um livro, "O Manual do Coveiro". Num momento de distração, o rapaz que enterrara seu irmão o deixara cair na neve. Foi o primeiro de vários livros que Liesel roubaria ao longo dos quatro anos seguintes.
E foram estes livros que nortearam a vida de Liesel naquele tempo, quando a Alemanha era transformada diariamente pela guerra, dando trabalho dobrado à Morte. O gosto de rouba-los deu à menina uma alcunha e uma ocupação; a sede de conhecimento deu-lhe um propósito. E as palavras que Liesel encontrou em suas páginas e destacou delas seriam mais tarde aplicadas ao contexto a sua própria vida, sempre com a assistência de Hans, acordeonista amador e amável, e Max Vanderburg, o judeu do porão, o amigo quase invisível de quem ela prometera jamais falar.

Redações perigosas


Rosimeire é uma professora substituta que luta para sobreviver. Interessada em conhecer melhor seus novos alunos, pede-lhes que escrevam uma redação sobre as férias. Para sua surpresa, esse tema tão inocente gera confissões reveladoras de inúmeros problemas enfrentados pelos adolescentes. Os textos, além de abordar importantes questões próprias do atual universo adolescente — gravidez, trabalho, drogas —, revelam algumas informações "perigosas", que envolvem a jovem professora com o mundo do crime.
Ação, emoção e possibilidade de reflexão são ingredientes desta estimulante história.

Redações perigosas II - a fome




Ano novo, escola nova e mais uma aventura perigosa na vida da professora Rosemeire. Dessa vez, ao averiguar denúncias feitas por uma aluna durante um concurso de redação sobre o problema da fome, ela acaba se defrontando com hábeis criminosos, gente envolvida em um esquema federal de corrupção e tráfico de influência.

Nó na garganta


Tânia é uma menina de 10 anos, negra e pobre. Um dia, sua família decide mudar de vida. Seus pais, contratados para cuidar da casa de veraneio dos patrões, partem esperançosos para o litoral. Tânia defronta-se então com a dura realidade do preconceito. Uma experiência amarga que a levará ao encontro de sua verdadeira identidade.

Zezinho o dono da porquinha preta






Para impedir que a porquinha preta seja vendida, Zézinho está disposto a enfrentar todos que o cercam. Mas, nessa luta para preservar sua mascote, o garoto vai descobrir muitas coisas e aprende a ver a vida do outro modo. Conta a história de uma amizade entre um menino e um animal que ele estima.

Éramos seis



    O sr. Júlio conduz com autoridade a sua família, exigindo disciplina e obediência de seus filhos e de sua mulher e apesar de sustentar a casa economizando nas despesas, gasta parte do que ganha com jogos e bebidas.
    A fortaleza do lar, com certeza é D. Lola, a mulher íntegra e amorosa que ameniza os conflitos diários, conseguindo encontrar no desalento causado pela morte do marido um motivo a mais para lutar pela sobrevivência de todos.
    Éramos seis é como se fosse a história da vida de cada um, a briga entre irmãos, a proteção dos pais, os valores passados por eles, a saída de casa e a certeza de que o fim é inevitável.

A montanha encantada




Numa temporada no sítio do padrinho, as crianças ficam curiosas por descobrir o que significa a estranha luz que esporadicamente aparece no cume de uma montanha próxima. Com o apoio do dono do sítio, as crianças partem para uma instigante excursão rumo ao topo daquela que julgam ser a montanha encantada. Estão dispostos a descobrir o que causa a aparição do fenômeno da iluminação.

Dom Quixote

Livro - Dom Quixote -  Coleção É só o Começo


Dom Quixote é um clássico, pois fala de desejo de juntar sonho e vida. Da coragem de apostar a vida nos próprios sonhos, como Dom Quixote fez. Foi escrito na Espanha, e publicado em 1605, quando o mundo, as pessoas, os costumes eram muito, muito diferentes. A vida muda tanto em dez anos, imagine só em cinco séculos. Metade de um milênio... E mesmo assim é uma aventura encantadora que, ainda hoje, e talvez para sempre, todos, no fundo, gostariam de viver.

Viagem ao centro da terra




O professor Lidenbrock, respeitado cientista alemão, encontrou um misterioso pergaminho em um livro antigo. Depois de decifrar a mensagem contida nesse documento, convocou seu sobrinho Axel para realizar uma fantástica viagem ao centro da terra.

A turma da rua quinze - col. vaga-lume

 


Uma trama onde ocorre o desaparecimento de um amigo leva a turma da rua a investigar um casarão suspeito, onde vive um homem com uma grande cicatriz no rosto muito sinistro, mas no final das contas... 

A ilha perdida - col. vaga-lume




Eduardo e Henrique resolvem explorar uma misteriosa ilha e descobrir se as histórias que ouvem sobre o lugar são reais. Acabam se envolvendo em uma grande aventura em que um velho sábio ensina o respeito e o amor à natureza.
Um clássico da literatura juvenil brasileira.

Conte-me seus sonhos (literatura adulta)



Ashley, Toni e Alete têm duas coisas em comum: São bonitas e suspeitas de cometer uma série de assassinatos brutais. A polícia efetua a prisão, que leva a um dos julgamentos mais inusitados já vistos, com a defesa baseando-se em provas médicas bizarras, porém autênticas. De Londres a Roma, de Quebec a São Francisco, a trama de Conte-me seus sonhos é magnética desde o começo até o final surpreendente.

Percy Jackson e os olimpianos



Rick Riordan

Percy Jackson - o ladrão de raios




Primeiro volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O ladrão de raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade. 
O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.

Percy Jackson - o mar de monstros




Segundo volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O Mar de Monstros narra as novas aventuras de Percy e seus amigos na busca do Velocino de ouro, o único artefato mágico capaz de proteger o Acampamento Meio-Sangue da destruição.
É com essa missão que ele e outros campistas partem para uma eletrizante viagem pelo Mar de Monstros, onde deparam com seres fantásticos, perigos e situações inusitadas, que põem à prova seu heroísmo e sua herança. Está em jogo a existência de seu refúgio predileto e, até então, o lugar mais seguro do mundo para eles.
Antes de tudo, porém, nosso herói precisará confrontar um mistério atordoante sobre sua família - algo que o fará questionar se ser filho de Poseidon é uma honra ou uma terrível maldição.

Percy Jackson - a maldição do titã




Nesse terceiro livro da série, um chamado do amigo Grover deixa Percy a postos para mais uma missão: dois novos meios-sangues foram encontrados, e sua ascendência ainda é desconhecida. Como sempre, Percy sabe que precisará contar com o poder de seus aliados heróis, com sua leal espada Contracorrente... e com uma caroninha da mãe. O que eles ainda não sabem é que os jovens descobertos não são os únicos em perigo: Cronos, o Senhor dos Titãs, arquitetou um de seus planos mais traiçoeiros, e os meios-sangues estarão frente a frente com o maior desafio de suas vidas: A Maldição do Titã.

Percy Jackson - a batalha do labirinto



O Monte Olimpo está em perigo. Cronos, o perverso titã que foi destronado e feito em pedaços pelos doze deuses olimpianos, prepara um retorno triunfal. O primeiro passo de suas tropas será atacar e destruir o campo de treinamento dos heróis, filhos de deuses com mortais, que desde a Grécia Antiga combatem na linha de frente em defesa dos olimpianos. Para assegurar que esse refúgio de semideuses - o Acampamento Meio-Sangue - não seja invadido, Percy Jackson e um jovem ciclope, ambos filhos de Poseidon, Annabeth Chase, filha de Atena, e Grover, um sátiro, são destacados para uma importante missão: deter as forças de Cronos antes que se aproximem do acampamento. Para isso, será preciso sobreviver ao emaranhado de corredores do temido Labirinto de Dédalo - um interminável universo subterrâneo que, a cada curva, revela as mais aterrorizantes surpresas.

Percy Jackson - o último olimpiano


Os meios-sangues passaram o ano inteiro preparando-se para a batalha contra os titãs, e sabem que as chances de vitória são pequenas. O exército de Cronos está mais poderoso que nunca, e cada novo deus ou semideus que se une à causa confere mais força ao vingativo Senhor do Tempo. Enquanto os olimpianos se ocupam de conter a fúria do monstro Tifão, Cronos avança em direção à cidade de Nova York, onde o Monte Olimpo está precariamente vigiado. Agora, apenas Percy Jackson e seu exército de heróis podem detê-lo. Nesse quinto livro da série, o combate que pode acarretar o fim da civilização ocidental ganha as ruas de Manhattan, e Percy tem a terrível sensação de que sua luta, na verdade, é contra o próprio destino. Revelada a sinistra profecia acerca do décimo sexto aniversário do herói, ele enfim encontra seu verdadeiro caminho.

Dom supremo

O Dom Supremo (The Gift) by Paulo Coelho

           No final do século passado, um jovem e desconhecido missionário - substituindo um famoso e consagrado Pastor que havia recusado a fazer sua pregação - criou um dos mais belos textos sobre o Amor de que se tem notícia. De Henry Drummond adaptado por Paulo Coelho.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Poesia Rodrigo Hisano

Guerra
Mãos que um dia seguraram um brinquedo
Agora seguram uma arma
Quem antes sentia medo
Agora sente só raiva
Quem antes brincava, pulava e sorria
Agora tem uma face fria
Bate, explode e atira
Sem qualquer tipo de alegria.
O que antes era madeira
Agora virou metal
O que era brincadeira
Agora é letal.
Mãos que atiravam pedras
Agora atiram granadas
Mãos antes quase supérfluas
Agora ágeis e treinadas
Grito é o som da guerra
Os músicos são os guerreiros
Regente é quem lidera
A batuta é um morteiro.
Aquela criança virou homem
Esse homem quer ser criança
Felicidades somem
Não resta mais esperança.

Autor : Rodrigo Hisano 3º ano de Ensino Médio


Poesia Rodrigo Hisano

Julgamento
Andando com ela de mãos dadas
Sentindo seus dados gélidos
Escutando palavras amargas
De meu doloroso pretérito.
Colocando na balança
Todos meus crimes
Olhando-me com repugnância
E pensando em pouco punir-me
Olhos profundos como a noite
Coração já parado
Ela segurando sua foice
Tempo congelado.
De joelhos clamando para ser perdoado
Não havia mais jeito
Com sua lâmina em meu peito
Já estava crucificado.
Ampulheta começa a correr
Areia começa a cair
Mil anos sem morrer
Sofrendo pelo que cometi.
Criatura sem coração
Puniu-me pelos meus pecados
Seu nome era o condenado.
“Um homem digno de digno de perdão clama por ele ainda com o coração pulsando”

Autor : Rodrigo Hisano 3º ano Ensino Médio


Poesia Rodrigo Hisano


Sra. Morte
Não existia uma perda
E nem mesmo uma desgraça
Até mesmo entre lágrimas
A morte deve ser apreciada
Mesmo algo gélido
E com voracidade
Tem a capacidade
De ser médico
Não médico que dá a vida
Mas médico que dá a morte
E que talvez com sorte
Não seja sempre assassina
Às vezes vem com dor
Às vezes vem sem ela
Amargo é seu sabor
Para quem a espera
Neste mundo de sofrimento
Neste mundo de paz
Mesmo entre lamentos
É aqui que se jaz


“A morte só dá mais tempo àqueles que dizem não a ela”

Autor: Rodrigo Hisano 3º ano Ensino Médio

Poesia Rodrigo Hisano

POESIA

Sonhos perdidos

Olhar amargurado
Sorriso esvaecido
Lábios rosados
Toque sensível

Prazer em dor
Olhar estremecido
Sussurros de clamor
Desejo perdido

Lua em rubro
Vozes ao vento
Por ti procuro
Em meu tormento

Em seus braços
Súplicas de dor
Doce em amargo
Não há mais amor


“O amor só fere aqueles que assim escolhem”
                                     
                  Autor: Rodrigo Hisano 3º ano Ensino Médio
      POESIA      
    Desejo Melancólico

Ponteiro incerto
Relógio obsoleto
Parado... Perto
Por ti anseio

Amargo devaneio
Noite obscura
Reflexo no espelho
O que procura?

Mesmo perto
Longe estou
Futuro incerto
O que restou?

Um breve esboço
Não a vejo
Qual seu rosto?
Meu desejo
Minha fantasia
Meu amor
Contigo a felicidade existia
E não a dor

Autor: Rodrigo Hisano 3º ano do Ensino Médio

sábado, 15 de outubro de 2011

Teatro "Sitio do Pica-Pau Amarelo" Alunos 9 C


Emilia 

Apresentação na Escola Municipal João Sebastião Lisboa.

Teatro "Sítio do Pica-pau Amarelo".
alunos da Escola João S. Lisboa
Narizinho Ana Carolina
Dia 10 de outubro de 2011
Narizinho: Ana Caroline
Narradora: Bárbara
Som: Leonardo


Emília Carolina Perussi, Narizinho Ana Caroline, D.Benta Laís,Nastacia Bia



Anjo Renata, Diabinha Carolina, Rabicó






Path Pop e Emília
Jordana e Carolina Perussi